terça-feira, 17 de março de 2009

Aula da Saudade

Texto que escrevi para a primeira comemoração da nossa formatura na UFJF:

Quando foi sugerido que eu escrevesse algo sobre o nosso curso, pensei no perigo da minha homilia ficar desmedida. Porque é difícil controlar a paixão que eu sinto pela carreira que escolhi seguir. Mas, sem alongar muito, tento poetizar esse momento para que ele se torne menos fugaz.

Durante essa semana, muitas lágrimas de alegria vão rolar. Tentemos interpretá-las como o suor do fim de uma batalha que vencemos contra nossos defeitos, em que superamos nossas preguiças e surpreendemos aqueles que nos suportaram. Essas lágrimas são a prova de que, quem ri por último, ri melhor. Foi-se o estoque de lágrimas tristes. E quando as alegres tocarem o chão, depois de rolarem bochecha e queixo abaixo, serão as nossas primeiras sementes de uma vida que torço para ter o sucesso que merecemos.

Há quatro anos sonhávamos com o dia em que seríamos gramáticos, profundos conhecedores de cada regra que rege a famigerada norma culta. Igualmente queríamos ter gabarito para falar de livros cujos autores certamente poucas pessoas conheceriam. Sorte nossa esses sonhos não terem se tornado realidade.

Foi-se o tempo em que estudar literatura era ler trezentas páginas, fichá-las para, feita a prova, jogá-las fora. Foram-se junto, os momentos em que esquecemos dos sentidos das palavras para pensar em como transcrevê-las foneticamente. E veio o tempo de luz, quando entendemos a importância da fonologia ao estudar os eixos paradigmáticos e sintagmáticos no processo que fez Latim ser rebatizado de Português noutras terras. E aprendemos quão útil é entender os recursos de um autor em sua obra literária, bem como usá-los a nosso favor. Assim, enfim, chegou o tempo de entendimento do homem. Como se tivessem acendido uma luz em nossas mentes. Não com o pressionar de um botão, mas com muita caça a lenha e fogo.

E a vida sempre testará nossas capacidades de autodidatismo, pró-atividade, resistência às mudanças, ao diferente, dificuldade de lidar com aqueles que sabem menos ou mais que a gente. Nossa relação com nossos alunos será assim. Pensar no repensar é o meu pedido ao nosso futuro. Que nós sejamos capazes de lançar mão do conhecimento que adquirimos nesses recentes quatro anos para o bem. Para fazer daqueles que nos procuram, pessoas melhores, bem preparadas e dispostas a terem um impacto positivo nas vidas de quem quer que encontrem.

Melhor do que saber como o homem funciona é saber funcionar junto aos homens. Usar a faca e o queijo que ganhamos nos estudos acadêmicos para fazer da nossa vida um momento de felicidade.

Muitas vezes demos o nosso melhor e não fomos reconhecidos. Mas às vezes em que, mesmo dando menos do que podíamos, fomos bem guiados a um melhor desempenho, foram as mais preciosas e mais memoráveis passagens de nossa vida na graduação do curso de Letras.

O Professor Mário Roberto Lubuglio Zágari elogiou. Preciso mais nada!

5 comentários:

  1. (ai q dificil comentar aqui! fiquei horas decidindo o q selecionar na parte "comentar como"..oprtei por nome/url, msmo nao tendo url..)
    enfiiimm..
    liindo! desculpem-me todos os colegas formandos..todos os textos foram lindos, mas esse seu foi o meu preferido de toodos! vc eh foda vi! desde o primeiro periodo sempre escreveu bem neeh!
    e se o senhor ficar mais de 3 meses pelos lados de lah a gente vai ter q ir te buscar a força pro mundo tropical, ok?
    amo mtoo vc, gatão!
    e vambora pq a comemoraçao continuuaa!! eeee

    (seu cretino! me deu bolo ontem no pronto pizza! hahaha hj vc nao escapa, depois do vinho da hostia, tem vinho no bar! uii..heregia)

    bjooss

    (ahh sim, tem q por "ass: Krícia" ou jah vem automaticamente no comentario? hahaha nao tenho orkut bem, soh sei mexer no msn)

    ResponderExcluir
  2. Vico,que texto lindo!
    Fiquei super emocionada. Parabéns! Bjo e muito sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. chorei. /sensível.

    ResponderExcluir
  5. Vico, não achei e acho que não há texto mais bonito que esse!!!Lindo!!!!!Lindo!!! e MT SDD:)

    ResponderExcluir