terça-feira, 31 de março de 2009

Saudade I. E permitam-me divagar.

Abril. Início da primavera no hemisfério norte, onde as flores brotarão, desabroxarão e verbalizaremos tanta esperança nessas metáforas veladas do dia-a-dia. O outono levará da Europa a brancura pseudo-imaculada da neve e o frio gostoso de se sentir graças à calefação. Para o hemisfério sul, uma pausa no calor desenfreado e calejante.

Parto para brotar meus grãos brasileiros na tímida primavera russa. Levarei postais do Rio de Janeiro, da praia de Geribá em Búzios, do centro de São Paulo e, claro, de umas aspirantes a atrações juizforanas. E a pinga de Mar de Espanha cuja importação Mutuca se eriçou em patentear. Dvd's do que creio não ser o que se ouve com facilidade sobre o rock brasilista. Livros com as lendas da Amazônia, bronzes cariocas e fumaça paulista, além de receitas temperadas e bem humoradas dos nossos nordeste, sudeste e sul. Levo também meu wayfare azul, Alfiya (uma das minhas buddies) quer emprestado para pelo menos uma foto. Eu prometi me render aos seus lenços - diz ela que é questão de saber dar o nó.

Falando em Rússia, já se sabe que lá é primavera. Com seus altíssimos cinco graus po-si-ti-vos, seu troco a minha chorosa família, que amarga minha ilustre ausência, é, pois, o outono. (Tentei deixar clara a inversão de papéis das estações.) E no outono, as folhas caem. Para novas vidas surgirem.

Eu insisto em interpretar essa fase como o outono brasileiro e a primavera russa. Não tiram isso da minha cabeça por nada. Então tentarei enfiar essa ideia (a única nova regra ortográfica que sei até agora) na cabeça dos corações mais saudosos.

Quero que minha ida à primavera russa seja demorada e excitante como esperar uma orquídea que nunca se vê brotar. E que durante esse outono no Brasil, ao olharem as folhas caindo das árvores, vocês sintam a efemeridade da vida e acreditem que tão rápido como a folha atingiu o chão eu voltarei.

E quando eu voltar, ao passo que a folha seca atinge o chão, uma nova configuração estará instalada. Um Vico revigorado, certamente reafirmando o amor que une sua família e gastando o estoque de lágrimas - mas deixando um pouco para setembro, no Encontro dos Brunner & Lopes. O Vico que voltar da Rússia, espera-se, terá conhecido lugares, pessoas e culturas que trazem, além do contato com a diversidade, a responsabilidade de multiplicá-las (bem como o sábio traquejo diante delas) por cá.

O Vico que vai quer que a primavera russa seja gostosa como as 22 brasileiras que já viveu. E o Vico que voltar quer que a primavera brasilera supere as realizações que ele foi buscar nas terras do Medmedev.

E o Vico também vai tentar contar história do verão em Paris. Torçam para que essa empreitada renda pelo menos boas fotos!


(Muito sono simultâneo à insônia decorrente da ansiedade que traz pensar que daqui algumas horas estarei no Charles de Gaulle, depois em Sheremetyevo e finalmente em Ufa. Perdoem os erros, mas não deixem de apontá-los. Obrigado!)

15 comentários:

  1. Foi difícil te dizer tchau. Mas sim, quando a última folha do outono no Brasil cair, vou pensar que você já está chegando de volta pra mim. Amo você. Boa sorte amigo. Se cuida.

    ResponderExcluir
  2. Vai vicoooooooooooooooooooooooo....
    Mostra pra Rússia o que o moreno tem! hauahuahua
    bjos amigo ;)

    ResponderExcluir
  3. Ai, chorei como as folhas que caem das árvores na charmosa estação, outono...
    Penso na beleza da primavera que você encontrará e o quanto as flores ficarão mais lindas por terem você por perto...
    Não consigo escrever, só choro!
    Quanta saudade já, irmão!
    Amo você demais da conta... E você está voando agora....
    (L)

    ResponderExcluir
  4. Vico, tive muitos problemas com esse cérebro eletrônico e psicopata. No meio da monografia, ele resolveu pifar. Por isso, metade da minha vida ficou adiada e, consequentemente, eu não fiquei sabendo o dia da sua partida. Você já está a terra do gelo? Mande notícias para a sua amiguinha?
    Saudades, de antemão!
    O sr. vai ficar quanto tempo aí?
    Carol.

    ResponderExcluir
  5. Oi primo. Seguinte: quando pretende passar uns dias em Paris?Tenho uma amiga que trabalha e mora em Paris, se precisar posso te passar o contato.Ela inclusive comprou outro apt lá só para alugar.Eu e Miriam já pensamos em ir uns dias.Acomoda 4 pessoas.Depois te passo o site que tem fotos e precos.Sai bem mais barato que diaria de hotel/por pessoa.
    Valeria minha irmã tambem tem uma amiga que mora em Nice bem pertinho de Paris.
    Bjs..

    ResponderExcluir
  6. Você disse que ia dar notícias...
    estou esperando.
    =(

    ResponderExcluir
  7. Vc viajou dia primeiro de abril? rsrs
    Depois me manda e-mail contando de suas aventuras e dificuldades "ufa"nisticas...
    Por aqui ta tudo bem! Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Você disse que ia dar notícias...
    estou esperando.
    [2]

    ResponderExcluir
  9. Victor Sena (AIESEC)8 de abril de 2009 às 09:44

    oi vinicius!
    lembrei de você quando vi isso aqui óh:

    http://englishrussia.com/?p=897

    boa sorte pra você ai na russia! vou tentar acompanhar por aqui...
    abraço.

    ResponderExcluir
  10. Oi Vinicius!!
    Legal vc ter criado esse blog! Tô doida pra ver suas fotos daí...! A impressão que tenho é de que deve ser tudo muito diferente, em especial a cultura. Tudo de bom conhecer coisas novas (e se dar conta dos costumes próprios triviais). Vivi mto isso na Colômbia, que é nossa vizinha, imagina!
    Bom, não achei seu e-mail pra te mandar aquela apresentação do Brasil de que te falei. Me envia, plz?
    Bjos e aproveita MUITO sua X!!
    Ana Paula =)

    ResponderExcluir
  11. lindão, orgulho duplo, de mim que consegui entrar no seu blog e de vc, tão corajoso, peitando esse mundo sozinho... já estow sabendo que está arrasanso a brancaiada daí.... que pena p/ eles, que vão sentir tanta saudade qto nós qdo vc vier embora. bjs

    ResponderExcluir
  12. Meu amigo-irmão.. permita-me expressar aki o meu orgulho e alegria pela sua coragem e força p/ lutar por akilo q deseja. não é d hj q sua felicidade reflete diretamente na minha, e meu coração se sente intimimente ligado a ti. Queria ter a habilidade de escrever belas palavras, mas na falta delas, descrevo simplesmente o meu sentimento atual: Torço por vc, me preocupo com vc aí sozinho mas tenho certeza da sua capacidade de "se virar" e tirar coisas boas de cada detalhe, peço a Papai do Céu q vc seja feliz a cada dia, não posso negar q ficaria mto feliz se vc lembrasse d mim.. e espero q vc volte no tempo certo p/ eu te dar um super abraço e ver seu lindo sorriso contente. AMO VC!

    ResponderExcluir
  13. é claro que eu tb chorei e cada dia sinto a saudade aumentar!!! meu deus e como ela é grande!!!

    fico muito feliz com suas realizações e tenho certeza que o mundo será pequeno para seus sucessos!

    absorva tudo!! engula e rumine todas as coisas novas que você viver!! e traga tudo de volta para, antropofágicamente, nos presentear!!


    beijos enormes meu amor!

    ResponderExcluir
  14. se eu tivesse na rússia não deixava vc voltar pro brasil nunca mais. e, quando vc voltar, não te deixo ficar longe de mim. ai que saudade de vc.

    ResponderExcluir
  15. Idade X Novidade = Dificuldade. Já estou no Orkut, conheço e aplico o Photoshop, compro pela Internet, pesquiso no Google e agora...Blog?!Via o endereço, a curiosidade batia; mas o Orkut mostrava as fotos e dava a chance de bater papo.Tava dentro! Aí, você me coloca na real: "prima, você não tem aparecido..."Rapidamente, com argumentos orkuteiros, justifiquei minha presença;mas no fundo entendi: era o desafio do Blog.Uma vodka, para o adequado clima (outono ou primavera, fica confundido...)e...Cheguei! Não foi assim, tão 100%, o retrato(tentei vários)não entrou, mas você já conhece meu enorme nasal, então...bobagem!Neste quase um ano de papo virtual, deu para saber que suas poucas dezenas de anos nascidos,não são iguais aos vividos; além do que, você não é um elemento representativo da educação brasileira. Até aí, nem é preciso matar a Inês.Agora,conhecê-lo Blog é espantoso! Você é alguém dono de imensa bagagem, que domina todo o seu carregamento e que sabe explicar cada item daquilo que carrega. O Brasil, a Rússia, Paris(e quem tiver juízo)se renderão a você, na sua missão de disseminar sua bagagem cultural; mas ficarão prostrados (achei que ficar de quatro, seria grosseiro)diante da força, da glória, do carisma de um jovem, quase menino, vindo de Juiz de Fora, ou mais até, de Mar de Espanha.A dose de vodka ficou esquecida, porque me embriaguei muito mais em você, em suas palavras. Agradeço, não sei se a você, ou aos Brunner Lopes, ou a Deus, por neste momento, ter a certeza de que o futuro terá brilho. Carinhos os maiores que voc~e imaginar

    ResponderExcluir